SIMEGO – 43 anos lutando em prol da classe médica
O Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (SIMEGO) surgiu da necessidade dos médicos goianos de lutarem por seus direitos, pois, assim como os demais médicos brasileiros, passaram a enfrentar, no início da década de 70, salários aviltados e péssimas condições de trabalho.
À época era imprescindível, pela legislação da ditadura, que se criasse uma associação antes de um sindicato. Em 15 de dezembro de 1977 surgia a Apromego, Associação dos Médicos do Estado de Goiás, presidida por Etevaldo Marçal da Silva.
Em 1980 foi obtida a Carta Sindical e convocadas as primeiras eleições do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (SIMEGO), elegendo como presidente, Nelcivone Soares de Melo, com mandato de 1981 a 1984. Sendo sucedido por Amaury Oliveira Tavares, Adriano Auad, Eduardo Santana, Heitor Alarico de Freitas, Alexandra Ferreira Silva, Leonardo Mariano Reis, Rafael Cardoso Martinez, Pabline Marçal e atualmente é presidido por Franscine Leão Rodrigues Acar Pereira.
Nestes 43 anos de existência, o SIMEGO buscou estar à frente de todas as lutas por melhorias salariais, por melhores condições de trabalho, enfrentando os gestores públicos, as operadoras de planos de saúde e grupos de autogestão, sindicatos patronais e de outras profissões, para resgatar a dignidade de uma profissão cuja essência é salvar vidas.