A presidente do Simego, Franscine Leão, se reuniu, nesta quinta-feira (20) com o secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, para apresentar as reivindicações da categoria.
Estiveram presentes à reunião os assessores jurídicos do Simego, Marun Kabalan e Elaine Gomes, a assistente jurídica, Isabella Luciana e a gerente de Contratos, Convênios e Credenciamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Joice Araújo Baz Martins.
Dentre as principais pautas dos médicos podemos destacar: o pagamento da data-base; ausência dos repasses ao INSS, remuneração para preceptoria, corte da gratificação de urgência dos médicos concursados, reajuste inflacionário sobre a remuneração para os médicos credenciados, falta de segurança, falta de receituário, insumos e medicamentos e revisão do edital de credenciamento retirando cláusulas aviltantes e garantindo o pagamento no vigésimo dia do mês subsequente, recesso remunerado, direito a atestado em caso de adoecimento e insalubridade e retomada da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS.
Franscine Leão destacou que a abertura do canal de negociação com a SMS de Goiânia é fundamental, mas que é preciso avançar. “Trouxemos as reivindicações dos colegas médicos que estão lutando por melhores condições de trabalho, remuneração justa e pontualidade em seus pagamentos. É necessário propiciar um ambiente de trabalho digno para que os profissionais possam exercer a medicina de forma ética, prestando assim um atendimento de excelência para a população goianiense. Os colegas precisam continuar unidos para que os objetivos sejam alcançados ”, afirmou.
Durval Pedroso enviará uma resposta oficial ao Simego sobre as demandas da categoria que será apresentada aos médicos em uma Assembleia Geral Extraordinária Permanente (AGEP) a ser convocada nos próximos dias.