Simego participa da 2ª Caravana pelo Piso Salarial de Médicos e Cirurgiões-Dentistas, em Brasília, e faz frete de mobilização política

A presidente do Simego, Franscine Leão, está em Brasília participando da 2ª Caravana pelo Piso Salarial de Médicos e Cirurgiões-Dentistas. A mobilização reúne diversas entidades representativas da Medicina e Odontologia, unidas na luta pela aprovação do Projeto de Lei nº 1.365/2022, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). O PL propõe a atualização do piso salarial desses profissionais, além do aumento nos valores das horas extras e do adicional noturno.

A Caravana permanece na capital federal até quinta-feira (29), com o objetivo de sensibilizar senadores e deputados sobre a importância e a urgência da tramitação e aprovação do projeto.

Os participantes acompanharam a 10ª reunião ordinária da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida pelo senador Renan Calheiros, onde o PL 1.365/2022 estava na pauta. O relator, senador Nelsinho Trad, apresentou parecer favorável à proposta. No entanto, após um pedido de vistas, a votação foi adiada para a próxima reunião da Comissão.

Franscine Leão também participou de uma visita ao senador Humberto Costa e de uma reunião na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

“Estamos mobilizados em defesa da categoria médica, buscando o apoio dos congressistas para garantir a valorização dos médicos e cirurgiões-dentistas. É fundamental o reajuste do piso salarial, que está congelado há 64 anos. Lutamos por dignidade para os profissionais que dedicam suas vidas ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou a presidente do Simego.

Como parte das ações, amanhã será realizada uma visita à Câmara dos Deputados, onde os representantes da Caravana irão acompanhar a votação do PL 765/15, de autoria do ex-deputado Benjamin Maranhão. Essa proposta também busca atualizar a Lei nº 3.999/1961, que estabelece o salário-mínimo de médicos e cirurgiões-dentistas, e está em pauta na Comissão de Trabalho da Câmara.